Originalmente do País de Gales, Valerie Santos, desde cedo percebeu que o inglês era uma língua essencial para o futuro. Tudo começou com aulas particulares a um número limitado de estudantes que rapidamente atingiu as centenas de alunos que hoje frequentam o Centro de Línguas.
Situado na Avenida Manuel Figueiredo nº 6, os torrejanos não são os únicos a frequentar o instituto, o sucesso deste projeto alastrou-se por todo o distrito de Santarém.
O Centro de Línguas Britannia House tem crescido exponencialmente ao longo dos anos, com um crescente número de alunos, seis professores e com diversas salas modernas equipadas com quadros interativos.
O ano de 1988 foi importante para Valerie Santos, isto porque viria a receber autorização para lecionar inglês por parte do Ministério da Educação mas também se iniciou uma grande ligação entre o British Council de Lisboa e a Britannia House, porque nesse ano a diretora foi convidada para ser examinadora oral dos exames da Universidade de Cambridge, e é desde então que os alunos do Centro de Línguas são preparados para os exames.
Atualmente o Centro de Línguas é um British Council Gold Supplier Institution for Cambridge ESOL Examinations e membro do programa Addvantage.
Valências e serviços
O Centro de Línguas oferece diferentes serviços que abrange diversas faixas etárias, começando pelos cursos anuais para crianças a partir dos 6 anos e jovens, cursos para adultos, explicações de inglês a nível nacional e a preparação para exames da universidade de Cambridge – Business English Certificate (B.E.C);Key English Test (K.E.T); Preliminary English (P.E.T); First Certificate in English (F.C.E); Certificate in Advanced English (C.A.E); Certificate of Proficiency in English (C.P.E); International English Language Testing System (I.E.L.T.S).
É simultaneamente um Centro Formador da CAPMAN para os Exames de Certificação TOEIC dando formações a empresas no instituto ou na empresa interessada é ainda representante da agência educativa Information Planet.
A evolução da língua inglesa na sociedade portuguesa
No decorrer dos seus trinta anos de existência a Britannia House tem acompanhado o desenvolvimento dos métodos de ensino, onde a língua inglesa possui um papel importante na formação dos jovens portugueses. Valerie Santos explica que todos os anos existe uma constante renovação na maneira como ensinam o inglês, criando um ambiente onde o estudo do inglês possa ser de compreensão fácil e acessível a todos.
Durante as aulas, de acordo com a fundadora, os professores tentam incorporar a parte cultural e da atualidade, onde todo o diálogo é feito em inglês criando assim uma curiosidade constante por parte dos alunos sobre os assuntos recorrentes do mundo. “ É ótimo porque eles estão a falar inglês e estão a abrir os olhos para conhecimentos de inglês”, explica Valerie Santos.
Por isso, não é de estranhar que ao entrar nas instalações deparamo-nos com o fato de todos os professores conversarem em inglês mesmo fora das aulas, concedendo assim uma familiarização com língua inglesa com a finalidade de aprender o inglês com o sotaque.
Com a crescente globalização, o inglês deixou de ser uma obrigação escolar e rapidamente passou a ser uma necessidade para as restantes faixas etárias. O centro de línguas rege-se essencialmente por alunos que frequentam os anos escolares obrigatórios mas tem decorrido uma crescente procura por adultos que querem melhorar ou até mesmo aprender a língua inglesa.
As festividades, como o Halloween ou o dia de S. Valentim que são tradicionalmente inglesas são comemoradas com a mesma intensidade que o Natal ou a Páscoa. Usualmente nesses dias os alunos festejam fazendo atividades temáticas alusivas a esse dia. Para além disso, todos os anos o Centro de Línguas organiza uma viagem a Inglaterra durante o Verão.
O crescente sucesso
Ao questionarmos Valerie Santos, sobre o porquê da longevidade do Centro de Línguas, esta responde que: “ para além dos professores qualificados, o fato de ser inglesa acaba por ser e uma grande atração para os pais”, que desta forma preferem que os filhos aprendem o inglês com quem é nativo da língua.
Outro fator passa pelos resultados nos exames da Universidade de Cambridge que tem uma taxa de 100% de sucesso, dando assim uma implacável reputação à Britannia House. Este sucesso só é possível devido ao trabalho intenso dos professores e alunos durante todo o ano.
Originando assim um “passa a palavra” durante anos consecutivos, projetando assim no mapa, como referencia ao ensino do inglês o Centro de Línguas Britannia House.
Não passa despercebido este esforço dos alunos, e por isso todos os anos no mês de Outubro existe uma cerimónia de entrega de Diplomas da Universidade de Cambridge e do Quadro de Honra, realizada no Teatro Virgínia de Torres Novas, contando sempre a com a presença de pais, familiares e amigos. Devido à quantidade de alunos que finalizam o ano com sucesso, Valerie Santos, conta em tom de brincadeira, que o teatro é pequeno para tanta pessoa que vai assistir à cerimónia acabando por sobrelotar o espaço.
Balanço e próximos passos
A qualidade do ensino, o trabalho árduo dos professores e a dedicação dos alunos é o que mantém a Britannia House uma instituição de referência no distrito de Santarém ao longo de 30 anos. Para Valerie e Catarina Santos, o futuro passa por continuar com o bom trabalho, oferecendo a todos os alunos o melhor ensino possível, continuando a crescer sucessivamente.
“Já passaram milhares de alunos por mim”, recorda Valerie Santos com ternura, de quem já ensina há 30 anos e que não pretende parar de enriquecer a vida de crianças, jovens e adultos.
Futuramente, a Britannia House passará a ser gerido por Catarina Santos que orgulhosamente continuará com o legado de sua mãe.